25 de dez. de 2009

It is you... (Oh yeeeaaah)


Hééé! Quem duvidou que fôssemos acordar mega cedão no sábado só pra ver Y&M carregando caixas de som?  Duvidou? Sério mesmo? É, se deu mal, meu bem! Porque antes das dez da matina as moças do blog já se apresentavam na frente do CCPC, debaixo de um sol de 30º (sim, a Jamaica Paulistana tem o prazer de sempre informar a temperatura local) e recepcionadas por Jura e Renê (rapaz que veio especialmente de Belo Horizonte pra curtir a festa).

Já conhecíamos o local vazio e iluminado pela luz do sol de outras Jamborees, mas mesmo assim não deixou de ser um pouco sinistro, afinal à noite todos os detalhes são pardos e passam despercebidos.







Então, o que importa é o som, né?


O temor logo passou quando Jura e Renê abriram uma cerveja e sentamos para uma conversa despretensiosa enquanto esperávamos o resto da crew. Papo vai, papo vem e logo menos chegou o pessoal da Roodboss, também de BH. Depois de algum tempo, Sono e Luis chegam escoltando o pessoal do The Tempranos -  cujo ônibus tinha atrasado algumas horas -, com bagagem e cuia paraguaias (leia-se instrumentos).


Com toda a força masculina que se podia contar (menos a de Sono, que honrou o apelido e se espichou num dos sofás do CCPC), ficamos observando a logística minuciosa com a qual Jurássico e seus ajudantes arrumavam o famoso paredão de som.






Caixa pra lá, caixa pra cá - e não pode ter medo de altura, né, Sono?



Paredão ajeitado, Jura se encarregou de desvendar o mistério dos mil fios para ligar toda a aparelhagem enquanto a galera confraternizava com mais cerveja. O placar era 2 x 0 para os fios e o teste de som já estava quase razoável quando nos despedimos de todos.







Jura: "Vê se tá piscando? Piscou? E agora? E agora?"


As horas se aproximavam do início da festa e, como não poderia faltar na nossa Jamaicana paulistana alagada, choveu. E muito. De acordo com o homem-do-tempo Jurássico, o CCPC não lotaria se chovesse após as 21h. 


É, achamos que ele errou na previsão, pois era pouco mais de 23h e a frente do CCPC já contava com uma fila razoável. A festa começou um pouco depois do combinado, e, enquanto o público entrava, a agulha fazia o seu aquecimento com o bom e velho ska, para delírio dos skinheads na pista, e mais algumas boas seleções de rocksteady.







Ombrinho pra lá, ombrinho pra cá... Sobe, desce, sobe, desce...


Eram muitos Sound Systems para uma vitrola só, que passou em mais mãos do que nota de um real: Roodboss, Bangarang e Reggay 420 garantiram a alegria da galera antes dos paraguaios (para o quê?) subirem ao palco.


Regueiro chorou a noite toda. Só pra citar algumas das que a gente acha boss e grita POW: Tougher Than Tough, Derrick Morgan; Lessons of Love, Slim Smith - mandadas pelo Roodboss - Jamaican Ska, Byron Lee & The Dragonaires; 54-46 was my number, Toots and the Maytals - que a gente aposta que quem botou foi a Bangarang – e Pressure Drop, também do Toots and the Maytals, a qual carinhosamente apelidamos de "música do mimimi", cantada em coro pelo público presente.







CCPC lotadaço - Calor era pouco!


O prêmio de ponto baixo da noite vai para um colega estressado que achou que um pouco de cerveja derrubada na barra de sua calça e na camisa xadrez era motivo de briga. Feio, meu querido. Feio.
 

Felizmente, a diplomacia reinou. Crise superada, bora dançar mais um pouco.
 

Passava das tres da manhã quando os Tempranos subiram no palco. Eles são fofos, eles são educados, eles são paraguaios, eles suam pra caramba. E não só eles: não teve ninguém ali dentro da sauna do CCPC que não desidratou vários litros pelos poros. 

Eles falavam e a gente não entendia nada, a não ser o nome de cada música anunciada. Eu ouvi Alton Ellis? A sauna toda veio abaixo com os covers de Breaking Up e What Does it Take. Chora, regueiro. Chora mesmo. 







You got to make me see... What does it take to win your love for me?


Ruben, vocalista da banda, não poupou elogios aos meninos da Jamboree e convidou Jurássico para subir ao palco. Pouco causador, Jura convocou a galera toda pra dominar os limitados metros quadrados dedicados à banda. Clima de confraternização digno de festa global de fim de ano, só que sem glamour e ar condicionado. Mas com muito amor.







Adeus ano velho, feliz ano novo feelings


Pra acabar com todos de uma vez, o Jurassic Sound System assumiu o comando do fim da noite, que se arrastou até às seis da matina. Infelizmente, depois de madrugar pra ver como nasce uma Jamboree, não aguentamos ficar a ponto de vê-la terminar. Fica pra próxima. ;)

4 comentários:

  1. Se não madrugar na proxima vamo ima esse projeto de voces ai viu !
    Tão muito acomodada tem de entrar no pique...hahahahahah

    =*

    ResponderExcluir
  2. Xii, chamou pra xinxa! Na próxima então a gente reserva um sofá do CCPC, aí fica tudo certo! Hahahaha

    ResponderExcluir
  3. Ricardo (ricardo.padula@gmail.com)5 de janeiro de 2010 às 17:54

    Nossa, olhe que coincidência. Vocês fazem faculdade na Cásper Libero, certo? Bem no dia da última Jamboree, rolou ali do lado na Consolação uma festa da Cásper (um tal de Casperito, algo assim).

    Meus amigos não são muito fãs de música jamaicana e, ávidos por uma patricinha-descolada-universitária-quase-jornalista bêbada e sem limites, não me apoiaram em encarar a fila quilométrica da entrada do CCPC (mesmo deixando o carro no estacionamento AO LADO do bagulho). Acho que é desnecessário dizer o quanto fiquei puto a noite inteira tendo que encarar pessoas recém-saídas da adolescência enxarcando a lata de álcool ao som de Shakira, rock moderninho e o tradicional - e nauseante - techno puntz-puntz que é mais do que hegemônico na noite paulistana.

    ResponderExcluir
  4. E aí, Ricardo!
    Já ouvimos falar na Casperito, mas nunca fomos.
    Poxa, que pena que seus amigos não quiseram te acompanhar!
    A Jamboree com certeza vale muito a pena de conhecer! E é bem como você disse, balada igual tem de dúzia por aí, o legal de São Paulo é exatamente conhecer o que rola de diferente!
    Tenta colar lá na próxima! E fique atento ao blog que estamos sempre divulgando as festas jamaicanas por aqui!

    ResponderExcluir